Pasta alla Carbonara - Conheça as raízes deste prato italiano!
Assessoria de Imprensa • February 12, 2021
A história da Pasta alla Carbonara é cheia de mistérios. Existem várias versões para sua origem e não se sabe ao certo qual delas é a verdadeira. A maioria das histórias sugerem que sua origem vem da palavra “carboni”, que significa carvão.
Receita tradicional
Independente de qual seja a verdadeira história, a realidade é uma só: a Pasta alla Carbonara é um prato de origem italiana, tão tradicional quanto saboroso, apreciado em vários países. Como sua presença é global, é natural que haja algumas variações nas receitas.
A base do molho leva apenas quatro ingredientes: toucinho guanciale, ovo, queijo e pimenta. É uma receita clássica criada há muito tempo com elementos ricos em nutrientes e calorias, que oferece muita sustança.
No Brasil, normalmente é feito com bacon. O guanciale, por ser retirado da papada do porco e sofrer um processo lento de defumação, costuma ser um corte caro. Além disso, não é fácil encontrá-lo em açougues brasileiros, por isso a substituição pelo bacon. Também costuma-se acrescentar creme de leite para facilitar o ponto do molho.
Outro ingrediente de destaque é o queijo. Tradicionalmente é usado o pecorino romano, queijo italiano à base de leite de ovelha. No Brasil é comum utilizar o parmesão, de origem bovina, ou ainda o grana padano, típico da Planície Padana, na Itália.
Uma curiosidade desta receita é que os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozinhar apenas com o calor da massa.
Harmonização
Não há apaixonado pela cozinha italiana que não aprecie uma bela taça de vinho para acompanhar. Massas com molhos à base de ovos e queijos devem ser acompanhadas por vinhos brancos. Portanto, com certeza essa é uma combinação para lá de interessante com a Pasta alla Carbonara.
Toda a intensidade do queijo pecorino soma-se ao sabor do bacon e dos ovos, criando um paladar bem intenso, que contrasta de maneira harmoniosa com a finura e elegância de um bom vinho branco encorpado, como um Chardonnay.
Mas se você não abre mão de um vinho tinto, a pedida é um Cabernet Sauvignon mais suave e menos encorpado. Esta classificação mais leve é importante para que o vinho não dispute com o sabor forte do bacon e dos demais ingredientes.
Seja qual for o seu tipo de paladar, com certeza você irá apreciar este típico prato italiano. Um molho com ingredientes selecionados e uma bela pasta grano duro farão toda a diferença, realçando os mais incríveis sabores.
Viê Gastronomia - Reabertura em breve!
Clique aqui para maiores informações


