Conheça o Polpetone - Um dos principais pratos de carne da Gastronomia Italiana
Assessoria de Imprensa • April 8, 2021
Um simples preparado de carne que conquistou o paladar mundial!
Polpeta x Polpetone
Polpetone é o aumentativo de polpeta, ou seja, bolo de carne grande. No entanto, há consideráveis diferenças entre esses dois pratos, tanto no formato, quanto no recheio e no preparo.
A polpeta, que no Brasil também é conhecida como almôndega, possui formato esférico, é menor e não leva nenhum recheio. Já o polpetone é maior, cilíndrico e recheado. Quanto ao preparo, as polpetas são normalmente cozidas ou fritas, enquanto o polpetone é assado em forno ou brasa.
Receita
Habitualmente servido com algum acompanhamento, como massa ou batata, o polpetone é recheado e preparado com temperos e especiarias, além de farinha de trigo ou farelos de pão, que dão o sabor e consistência ao prato.
Porém, não é preciso, necessariamente acrescentar farinha ou pão para dar consistência. Se preparado com cerca de 12 horas de antecedência e deixar a carne em refrigeração, o prato ganha textura e fica mais encorpado.
Assado durante cerca de uma hora, o polpetone traz a carne moída misturada com temperos como alho, sal, pimenta, azeite de oliva, alecrim e salsa. Também pode ser servido com algum molho, como o à bolonhesa e trazer diferentes sabores, dependendo do recheio e do que é misturado à carne moída.
Acompanhamento
Além de um bom molho, o polpetone, geralmente, é servido acompanhado de massas ou batatas (assada, frita ou purê), o que dá a ele ainda mais características da culinária italiana. No Brasil, o polpetone também costuma ser servido com arroz e salada.
Vinho
Todo prato italiano pede um bom vinho. Para acompanhar o polpetone uma boa sugestão é o Chianti. Um vinho feito na região da Toscana, onde o prato surgiu. A uva da qual é feito o chianti é a sangiovese, produz um vinho leve, fácil de beber e com boa acidez, que vai muito bem com molho de tomate.
Barolo, Barbaresco e até mesmo Nebbiolo, da região de Piemonte, noroeste da Itália, também são sugestões que combinam com o polpetone por serem vinhos tintos e intensos, de grande personalidade.


