Conheça o Polpetone - Um dos principais pratos de carne da Gastronomia Italiana

Assessoria de Imprensa • April 8, 2021

Um simples preparado de carne que conquistou o paladar mundial!

Prato tradicional na Itália, o polpetone é um bolo feito com carne moída bovina e suína. Como a grande maioria dos pratos tradicionais, esta iguaria tem origem pobre. Nasceu no século XIV, originariamente para dar utilidade às sobras de carne que, somadas às ervas frescas e pão dormido, resultavam numa saborosa e reforçada refeição.

Com o tempo, os regionalismos influenciaram a forma como esse prato era preparado, gerando diferenças de acordo com a personalidade de cada lugar. Em Nápoles, sul da Itália, o polpetone é recheado com ovos, presunto, salame e linguiça. Já na Puglia, este prato costuma levar vegetais no recheio.

Posteriormente, o polpetone passou a ser apreciado pelas camadas sociais mais privilegiadas. Com a imigração europeia para a América do Sul e outros países, e posteriormente, com a globalização, este prato foi se espalhando pelo mundo ganhando novas variações de molhos, recheios e acompanhamentos.

Polpeta x Polpetone

Polpetone é o aumentativo de polpeta, ou seja, bolo de carne grande. No entanto, há consideráveis diferenças entre esses dois pratos, tanto no formato, quanto no recheio e no preparo.


A polpeta, que no Brasil também é conhecida como almôndega, possui formato esférico, é menor e não leva nenhum recheio. Já o polpetone é maior, cilíndrico e recheado. Quanto ao preparo, as polpetas são normalmente cozidas ou fritas, enquanto o polpetone é assado em forno ou brasa.


Polpetone aberto


Receita

Habitualmente servido com algum acompanhamento, como massa ou batata, o polpetone é recheado e preparado com temperos e especiarias, além de farinha de trigo ou farelos de pão, que dão o sabor e consistência ao prato. 


Porém, não é preciso, necessariamente acrescentar farinha ou pão para dar consistência. Se preparado com cerca de 12 horas de antecedência e deixar a carne em refrigeração, o prato ganha textura e fica mais encorpado.


Assado durante cerca de uma hora, o polpetone traz a carne moída misturada com temperos como alho, sal, pimenta, azeite de oliva, alecrim e salsa. Também pode ser servido com algum molho, como o à bolonhesa e trazer diferentes sabores, dependendo do recheio e do que é misturado à carne moída.


Acompanhamento

Além de um bom molho, o polpetone, geralmente, é servido acompanhado de massas ou batatas (assada, frita ou purê), o que dá a ele ainda mais características da culinária italiana. No Brasil, o polpetone também costuma ser servido com arroz e salada.


Vinho

Todo prato italiano pede um bom vinho. Para acompanhar o polpetone uma boa sugestão é o Chianti. Um vinho feito na região da Toscana, onde o prato surgiu. A uva da qual é feito o chianti é a sangiovese, produz um vinho leve, fácil de beber e com boa acidez, que vai muito bem com molho de tomate.


Barolo, Barbaresco e até mesmo Nebbiolo, da região de Piemonte, noroeste da Itália, também são sugestões que combinam com o polpetone por serem vinhos tintos e intensos, de grande personalidade.


Por Brayan Dias 30 de janeiro de 2024
Dormir até tarde, banho de banheira, aproveitar o dia na piscina... tudo, menos folia!
7 de julho de 2023
Mais uma ação de sustentabilidade no Hotel Florença Americana.
Por Marketing 15 de julho de 2021
Couve-Flor Antes era apenas um "coadjuvante sem graça", agora ela passou a ser destaque e protagonizar cardápios no mundo todo. Você pode encontrar ela de todas as maneiras possíveis, assada, frita, gratinada e de tantas outras formas. Ela é o vegetal do momento! Todos os Chefs, no mundo todo, buscam apresentar suas versões, impressionando cada vez mais um público que muitas vezes "desprezou" esta iguaria. A moda do momento é prepará-la inteira, assada, com acompanhamento de algum tipo de molho. Em um passado não muito distante, ela já foi utilizada para outros preparos da moda: cuscuz, base para pizza, steaks, etc. Nos Estados Unidos, muitos restaurantes aderiram à este novo "movimento" da couve-flor, preparando de maneiras diferentes. No restaurante ABCV, de Nova Iorque, por exemplo, eles apresentaram o prato com a couve-flor assada com tahini e é um sucesso. Além de ter pouca caloria e carboidrato, ela encanta por remeter à lembranças maravilhosas do nosso passado. Os almoços de domingo com a família, entre tantos momentos especiais que tivemos provando este vegetal. Os vegetais estão em alta e ela com sua delicadeza, textura e sabor, encanta multidões.
Por Assessoria de imprensa 2 de julho de 2021
Por Assessoria de Imprensa 25 de junho de 2021
Além do clássico café da manhã, o Hotel Florença se destaca pela culinária italiana que oferece no Viê Restaurante, além dos drinks do Viê Bar e do cardápio do Viê Le Thé (uma casa de chá perfeita para suas reuniões e café da tarde). Para todos os momentos do dia, o restaurante do Hotel Florença tem o cardápio certo para te surpreender!
quarto no hotel florença
Por Assessoria de Imprensa 14 de junho de 2021
Acomodações
Banheira do Hotel Florença
Por Brayan Dias 4 de junho de 2021
O Hotel Florença é o único 3 estrelas da cidade de Americana, portanto, oferece o melhor custo benefício para seus hóspedes.
quarto do Hotel Florença
Por Assessoria de Imprensa 31 de maio de 2021
Confira as opções para fazer deste Dia dos Namorados um dia inesquecível:
agasalhos amontoados
Por Assessoria de Imprensa 28 de maio de 2021
Participe desta causa e lembre-se: Em qualquer tempo a solidariedade é o combustível para mudar o mundo!
hotel com piscina em americana
Por Assessoria de Imprensa 28 de maio de 2021
Para poder curtir momentos com a família ou relaxar das tensões da rotina de trabalho, nada melhor que um hotel com piscina. Por isso, o Florença é a opção ideal para você! O hotel possui área de lazer com piscina e sauna integradas, com som ambiente e um cardápio exclusivo, para uma experiência surpreendente!
Mais Posts