Pasta al Pesto: Conheça um pouco mais sobre esse delicioso prato
Brayan Dias • April 23, 2021
As tradições culinárias da região da Ligúria, norte da Itália, traz-nos o Pesto alla Genovese.
História
Devido ao clima favorável, a cidade de Gênova, na Itália, possui uma incrível variedade de ervas. E lá se encontra o manjericão mais aromático e saboroso do mundo, ingrediente base desse molho diferenciado.
Originalmente, o manjericão era macerado por um pilão – tradição que resiste até hoje na região da Ligúria. Inclusive, a palavra Pesto vem do italiano “pestare” que significa, justamente, macerar. A cidade italiana tem tanto orgulho do seu Pesto que todas as famílias possuem uma receita própria.
Modo de preparo
O uso do pilão na receita original tem uma explicação: o movimento rotatório faz com que as folhas de manjericão se rasguem e acentuam seu sabor. No entanto, principalmente no Brasil, muitas pessoas se renderam à facilidade do liquidificador.
Na receita original, o molho Pesto é preparado da seguinte forma: coloca-se alho e sal grosso na base do pilão – importante para evitar a oxidação das folhas – e em seguida, acrescenta-se aos poucos o manjericão (folhas lavadas e secas) até obter uma pasta homogênea.
Em seguida vem o pinoli (ou pinhão), os queijos parmesão e pecorino e, por último, o azeite. Assim como as folhas frescas de manjericão, a qualidade do azeite extra-virgem faz toda diferença, tanto na consistência, quanto no sabor.
É possível substituir o pilão pelo liquidificador. A dica, neste caso, é preparar o Pesto na velocidade mínima do aparelho e com pequenas pausas – preferencialmente utilizando a função “pulsar”. O calor da velocidade pode oxidar as folhas de manjericão e interferir no sabor.
Acompanhamento
A Pasta al Pesto é, tradicionalmente, servida com macarrão do tipo Tagliatelle, feito com massa fresca. Os vinhos brancos que apresentam mais acidez harmonizam muito bem com este prato, uma vez que os aromas do molho são de ervas e vegetais, pois são mais leves e de acidez acentuada. As uvas Sauvignon Blanc e Torrontés são uma ótima pedida para o delicado perfume desse molho.
O Viê Restaurante possui este delicioso prato!


