Raviolli: Uma das massas mais estimadas da gastronomia italiana
Assessoria de Imprensa • March 26, 2021
O raviolli é um prato típico da gastronomia italiana. Assim como outras pastas, o raviolli se espalhou pelo mundo e hoje possui diversas receitas e variações, de acordo com a região ou país onde é produzida.
Ele se apresenta como qu adrados de massa recheados ou pequenos pastéis, que são cozinhados por alguns minutos em água fervente ou no vapor. A massa é, em geral, composta de farinha de trigo, ovos e um pouco de água.
História
Apesar de ser conhecido como um prato da gastronomia italiana, assim como outras massas, o raviolli tem origem oriental. Há histórias contraditórias, por isso nenhuma pode ser tomada como verdade absoluta. A mais comum sugere que sua origem é persa, e não chinesa como muitos pensam. A arte de rechear folhas de massa já existia na Mesopotâmia. As mais antigas receitas constam da literatura culinária árabe do século 10.
Na Itália, nasceram na Ilha da Sicília, berço de tantas outras delícias da culinária italiana. A palavra raviolo é o singular de raviolli, e vem do latim graviolo, que significa cheio, pesado. Como nos dialetos falados na ilha é costume comer o "g" antes do "r" , graviolo se tornou raviolo.
Os primeiros recheios eram compostos de ovos, queijo, ricota e ervas. Ao norte da Itália, entraram nos recheios carnes em geral. De acordo com a tradição, os raviollis deveriam ter formatos quadrados ou retangulares. Contudo, hoje são produzidos em diferentes desenhos, pesos e dimensões.
Raviolli pelo mundo
Encontramos raviollis em diferentes regiões do mundo. Os italianos são, certamente, os mais célebres, lá encontramos raviollis com diferentes sabores e aromas, como os recheados com abóbora, em Mântua, ou os de ricota e espinafre, na região central do país.
Na China são conhecidos como jiaozi, e são recheados com carne suína moída ao molho de soja, especiarias, couve e cebolas. Os khinkali da Geórgia são geralmente recheados com carne, e costumam ser mais úmidos pois levam caldo.
Na Ucrânia e na Rússia, encontramos também os vareniki. Eles têm uma textura bem interessante pois são recheados com batatas. Existem também as variações doces, com recheio de cereja.
Os maultaschen são raviollis quadrados da Alemanha, recheados com uma mistura de carne de salsicha e espinafre, servidos em um caldo com um molho a base de creme. Na França temos os raviollis de Dauphiné, placas inteiras de massas cozidas onde cada quadradinho se solta sozinho. Eles são recheados com base de queijo comté, queijo branco e salsa.
Raviolli no Brasil
Acredita-se que o raviolli tenha chegado ao Brasil com os primeiros imigrantes italianos, no final do século 19. Por aqui, se tornou uma iguaria apreciada que ganhou o gosto de todos, transformando esse prato relativamente simples em uma receita realmente gastronômica.
Por sua versatilidade, ganhou diversas variações tanto no recheio quanto nos molhos. O original de ricota e espinafre foi substituído por acompanhamentos típicos de cada região do país, como carnes, frangos, peixes, frutos do mar e vários tipos de queijos.
São servidos tradicionalmente com molho de tomate e parmesão ralado, mas existem inúmeras criações. No Viê Restaurante você pode encontrar o Raviolli de Zucca: massa artesanal recheada com abóbora temperada e manteiga de sálvia.


