6 dicas de como arrumar uma mala para viagens de negócios
Assessoria de Imprensa • March 19, 2021
Todo mundo que viaja sabe que preparar a mala com os itens adequados é um grande desafio e essa dificuldade se torna ainda maior quando falamos de viagens rápidas, onde o espaço da bagagem precisa ser otimizado e a quantidade de itens deve ser proporcional ao tempo de estadia.
1. Planejamento
Tudo é uma questão de planejamento. Os principais pontos que devem ser levados em consideração são a duração da viagem, o destino (condições naturais e climáticas do local) e a agenda, ou seja, os compromissos da sua viagem. Seja a negócios ou mesmo a lazer, é preciso imaginar as situações para evitar imprevistos.
2. Verifique a previsão do tempo
Checar a previsão do tempo é um dos itens mais importantes. Isso permite escolher as peças e tecidos adequados para você evitar roupas a mais ou usar modelos fora do padrão para o clima local. Considere também mudanças repentinas de temperatura. No Brasil isso é comum na maioria das localidades. É sempre importante ter uma carta na manga, ainda que a maioria dos tecidos possam ser usados em qualquer tipo de clima, não é agradável começar a suar ou tremer de frio na frente das pessoas.
3. Acerte na combinação
Evite levar muitas cores. Prefira roupas confortáveis, itens que você sabe que consegue usar mais de uma vez e escolha peças de tons neutros para que possam ser combinadas entre si. Camisas brancas, por exemplo, são uma ótima opção, pois podem ser usadas em várias ocasiões. Selecione peças-chave como casacos, blazers, calças sociais ou jeans, que combinam com várias peças e momentos. Cores escuras podem esconder manchas e pequenas sujeiras, em caso de imprevistos.
Escolha calçados que funcionem com todas as roupas separadas para a viagem, evite levar uma quantidade desnecessária e lembre-se que você já viaja calçando um par. Use a mesma regra para acessórios como relógios, pulseiras e brincos.
4. Otimize o espaço na mala
Para economizar espaço na mala e evitar vincos e amassados, enrole as camisetas, blusas e calças de forma compacta. Camisas, ternos e blazers podem ser dobrados e colocados juntos dos outros itens macios, para não apertar o tecido e amassar demais. Sapatos podem ser usados como espaço extra para acomodar meias e objetos menores. Dessa forma você consegue economizar espaço e evitar que os sapatos deformem. Para equilibrar o peso e evitar esmagamentos, itens mais pesados ficam perto das rodinhas e na parte de baixo da mala. Ao chegar ao destino, pendure no cabide o que for possível; quanto mais tempo a roupa ficar esticada, menores as chances de dobras e amassados.
5. Itens de higiene pessoal
Leve sempre com você produtos de higiene como escova de dentes, pentes, cosméticos, desodorante, aparelho de barbear, entre outros. Se preferir, pode adquiri-los depois que chegar ao seu destino, pois a maioria destes itens são vendidos em farmácias. Lembre-se de levar sacos plásticos (como aqueles de supermercado) para guardar roupas íntimas usadas ou peças molhadas.
6. Não se esqueça dos eletrônicos
Uma viagem de negócios não acontece sem seu material de trabalho. Ao arrumar a mala, não esqueça dos seus documentos profissionais, agenda, canetas, entre outros. E claro, não deixe de levar o seu notebook, celular e um kit essencial: carregadores, pilhas, bateria portátil e fone de ouvido.
Dica importante: carregue todos os seus dispositivos digitais antes de sair de casa, assim você evita a necessidade de recarga emergencial em locais em que será difícil ou impossível de ser realizada.


